O site americano de compartilhamento de vídeos, YouTube tornou-se um dos grandes divulgadores de música clássica no mundo. Se antes, tínhamos acesso a um número limitado de músicas, agora temos um bom número de gravações de compositores que não chamaram a atenção das gravadoras de música clássica.
Solistas, grupos e orquestras aprenderam a utilizar esse meio para divulgar seus recitais e concertos e, principalmente, a música erudita brasileira, que sempre foi negligenciada pelas orquestras do país. Aos poucos, parte desse legado vem sendo redescoberto e gravado em vídeo e publicado nos canais do YouTube.
Cremos que há muitas lacunas importantes em todos os períodos da nossa música, que precisam ser corrigidas: desde o Colonial até a produção recente. Até Villa-Lobos, nosso mais conhecido compositor, não encontramos algumas obras que são importantes em seu catálogo.
A Academia Brasileira de Música (ABM), sabendo do seu papel, criou um canal no YouTube que tem ajudado divulgar as obras dos seus acadêmicos. Nesse sentido, tivemos a oportunidade de ver e ouvir a rara e bela Sinfonia nº2 de Oscar Lorenzo Fernandez, uma verdadeira obra prima do compositor carioca que foi negligenciada.
A Cia Bachiana Brasileira dirigida pelo maestro Ricardo Rocha desde a sua criação privilegia o repertório nacional e contemporâneo em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário