sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TEM GATO NA TUBA E NO PIANO TAMBÉM!

Radamés com sua gata, "Nininha" e Guerra-Peixe com o "Pajá"
O dicionário nos mostra que o termo "elurófilo" é usado para indivíduos que tem amor patológico por gatos. Nunca gostei muito dessa palavra, talvez por ter conotação de doença. Igualmente é a palavra musicófilo, que muitos usam para designar as pessoas que gostam de música. Mas, pelo mesmo motivo prefiro melómano.

Essa introdução foi feita para justificar o tema dessa postagem que homenageia dois dos nossos maiores compositores eruditos, que por coincidência, adoravam gatos. São eles: Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe. Eles não só amavam gatos, mas também compuseram músicas para homenagea-los.

Gnattali tratou de homenagear a sua gatinha chamada "Nininha" com uma valsa e chegou até a escrever uma dedicatória para ela na partitura. Já Guerra-Peixe se inspirou em um bichano ficcional da novela/ fábula, "O gato malhado e a andorinha Sinhá", escrita por seu amigo, o escritor baiano Jorge Amado.


Gatinhos no piano

Da obra do Gnattali, "Caprichosa" não encontramos exemplos na internet para mostrar aqui, mas encontramos outra composição que também homenageia os gatos. É a "Gatinhos no piano", composição que mostra de forma mais evidente o lado popular do compositor. A gravação foi feita com o Quarteto Continental, formado pelo Zé Menezes  ao violão, Vidal no contrabaixo, Luciano Perrone na bateria e Heitor dos Prazeres na Percussão, tendo o autor ao piano.



O gato malhado e a andorinha Sinhá

O Gato Malhado do Guerra foi composta em 1982, originalmente para piano solo e depois orquestrada com a inclusão de um declamador. Segundo o livro, "Guerra-Peixe - um músico brasileiro" a obra recebeu audição na Bahia, tendo na platéia Jorge Amado e o artista plástico Carybé, autor das gravuras que ilustraram o livro.

Abaixo, o vídeo da versão com orquestra que foi gravada em dezembro de 2014 na Sala Cecília Meireles, RJ. O concerto fechava as comerações do centenário de nascimento do maestro Guerra-Peixe.





Só para constar, o editor desse blog também ama gatos.

Por Graan Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário