domingo, 21 de janeiro de 2018

VIOLONISTA ALVARO HENRIQUE TOCA CONCERTO DE CALIMÉRIO SOARES NA FINLÂNDIA

Alvaro Henrique - Foto de Pedro França
O violonista Alvaro Henrique publicou na sua página do Facebook um vídeo sobre os concertos que fará no final deste mês e no início de fevereiro na Finlândia. 

No dia 30 de janeiro, Henrique será o solista do belo concerto para violão, sopros, metais e percussão do também brasileiro, Calimério Soares, com a Orquestra da Cidade de Kemi dirigida pelo maestro Ville Mankkinen. O concerto será repetido no dia 2 de fevereiro às 19h, desta vez no Akustiikka em Ylivieska.

No dia 8 de fevereiro, às 19h, Alvaro Henrique ministrará uma masterclass e um recital no Raahesaali, em Raahe.

Segundo o currículo que está seu no site oficial do músico, Alvaro Henrique é bacharel em violão pela Universidade de São Paulo (USP), possui diploma de Kunstliche Ausbildung pela Hochschule für Musik Nürnberg (Alemanha) e é mestre em música pela Universidade de Brasília.

Entre seus principais professores estão Franz Halasz, Alvise Migotto, Bohumil Med e Zilmar Gustavo Costa. 

Henrique particiou de dezenas de masterclasses com músicos de destaque internacional como o: Duo Odair e Sérgio Assad, Leo Brouwer, Judicaël Perroy, Michael Lewin, Jakob Lindberg, Pavel Stedl e Ricardo Gallen. Possui experiência em outras práticas musicais (oboé, regência, composição) e a conviveu com músicos em diversos festivais, congressos e eventos

Já o compositor mineiro, Calimério Soares (*22/6/1944+22/6/2011) iniciou seus estudos em São Sebastião do Paraíso e depois no Conservatório Musical de Ribeirão Preto. Foi graduado em piano, mas escreveu muitos artigos sobre o órgão e o cravo. 

Em 1996, recebeu o título de Doutor em Música (composição) pela Universidade de Leeds, Reino Unido, onde estudou com Philip Wilby, David Cooper e Julian Rushton. [1]

Suas composições têm sido executadas e gravadas por renomados intérpretes tanto no Brasil como também em vários países da Europa, das Américas, Ásia e Oceania, destacando-se participações na XII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 1997), no World Music Days/ISCM (Moldávia, 1999), no VII ENCOMPOR (Porto Alegre, 2001), no 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino Americanos (Belo Horizonte, 2002), na XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 2003), no 2nd Annual Festival of New Organ Music (Londres/Inglaterra, 2007) e na XVII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (Rio de Janeiro, 2007) [2]

A partitura do concertino de Soares pode ser encontrada no banco de partituras da Academia Brasileira de Música (ABM) nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário