A vinda do professor alemão Koellreutter ao Brasil para ensinar a técnica de composição conhecida como dodecafonismo interrompeu, de certa forma, a zona de conforto que vivia a composição brasileira. O nacionalismo sólido de Villa-Lobos, Guarnieri e Mignone era reconhecido nacional e internacionalmente, mas o que se fazia na Europa da época não encontrava espaço nos meios acadêmicos brasileiros.
O termo "Entreato dodecafônico" que usei como título da postagem também é o título de um dos capítulos do livro de Vasco Mariz, "A história da música no Brasil. Entreato, porque a vinda do professor Koellreutter ao Brasil fechou o "ato" em que prevalecia a estética de composição nacionalista. Ao inserir o "ingrediente serial" na composição dos nossos músicos, Koellreuter, porém, o fez de forma tardia, pois o dodecafonismo foi vanguarda musical nos anos de 1920 na Europa e já estávamos nos anos de 1940.
Esse foi um dos momentos mais ricos da nossa história musical, mas paradoxalmente, também um dos menos analisados e discutidos. Então, a pequena entrevista que o acadêmico Flávio Silva concedeu a maestrina Lígia Amadio deve ser vista com grande interesse pelo público que quer conhecer a música brasileira com mais profundidade.
Por Graan Barros
O termo "Entreato dodecafônico" que usei como título da postagem também é o título de um dos capítulos do livro de Vasco Mariz, "A história da música no Brasil. Entreato, porque a vinda do professor Koellreutter ao Brasil fechou o "ato" em que prevalecia a estética de composição nacionalista. Ao inserir o "ingrediente serial" na composição dos nossos músicos, Koellreuter, porém, o fez de forma tardia, pois o dodecafonismo foi vanguarda musical nos anos de 1920 na Europa e já estávamos nos anos de 1940.
Esse foi um dos momentos mais ricos da nossa história musical, mas paradoxalmente, também um dos menos analisados e discutidos. Então, a pequena entrevista que o acadêmico Flávio Silva concedeu a maestrina Lígia Amadio deve ser vista com grande interesse pelo público que quer conhecer a música brasileira com mais profundidade.
Por Graan Barros

Nenhum comentário:
Postar um comentário